domingo, 27 de maio de 2012

Biografia


     Luna nasceu em 1º de dezembro de 1929, em Serraria, no Brejo Paraibano, com o nome de Valdemar Farias, e cresceu em Campina Grande, onde fez os primeiros estudos.
     Aos 16, mudou-se com a família para o Rio e foi morar em Nova Iguaçu, onde conseguiu um emprego em um serviço de auto-falante, onde acabou conhecendo gente importante do mundo artístico, entre eles o compositor Assis Valente, considerado também o melhor protético do Rio (Luna acabou aprendendo a profissão, mas não exerceu). Preferiu trabalhar em teatro de revista e estudou com o diretor Ziembinsky.
     Por volta de 1948 apresentava-se como crooner em dancings e boates do Rio.
     Foi o locutor Afrânio Rodrigues quem lhe deu o nome artístico de Roberto Luna.
     Em 1951 estreou na Rádio Guanabara, atuando logo depois na Globo, na Mayrink Veiga e na Nacional. No ano seguinte gravou seu primeiro disco, com ‘Por quanto tempo’ e ‘Linda’, na Gravadora Star. Lançou, para o Carnaval de 1953, o samba ‘Jurema’ e a marcha ‘Deixa-me em paz’, na Copacabana.
     Luna tornou-se um astro do rádio e dos palcos, cantando músicas românticas, principalmente boleros e tangos, competindo com o chileno Lucho Gatica e o mexicano Pedro Infante. O auge no disco e nos palcos foi de 1955 a 1965. Depois, vieram o rock’n roll e outros ritmos e Luna caiu na noite, como bolerista convicto, cantando ‘Relógio’, ‘História de um amor’, ‘Que murmurem’, ‘Wilma’, só para lembrar parte de seu imenso repertório.
     Em 1968, participou do filme " O Bandido da Luz Vermelha" de Rogério Sganzeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário